Acompanhamento Terapeuta Ocupacional
Como sabemos, toda criança precisa ser estimulada para que o desenvolvimento funcional do Sistema Nervoso ocorra de forma satisfatória. Sem esta estimulação, seu desenvolvimento poderá ser prejudicado. O desenvolvimento é um processo cumulativo de experiências vividas pelo indivíduo, sendo as primeiras experiências as que mais influenciam os comportamentos posteriores.
O terapeuta ocupacional em berçário visa estimular e desenvolver as habilidades neuromotoras; lúdicas; expressivas e criativas das crianças, a fim de obter autonomia e independência necessárias para suas atividades cotidianas, dentro da fase do desenvolvimento que esta se encontra.
Estimular uma criança significa encoraja-la, através de situações adequadas à sua fase de desenvolvimento, a explorar o ambiente, criar novas relações com as pessoas e objetos, descobrir seu próprio corpo e utilizar-se dele de forma satisfatória.
Para atingir seus objetivos, o terapeuta ocupacional utiliza-se de atividades lúdicas como, por exemplo, o brincar. Através das brincadeiras a criança tem a oportunidade de se autoconhecer, além de desenvolver a capacidade motora e cognitiva. Brincar para se desenvolver, técnicas especializadas para o estímulo e encorajamento do bebê.